Pular para o conteúdo principal

AS TRAGÉDIAS DE 2019

Tira-me do lamaçal e não me deixes
atolar; seja eu livre dos que me aborrecem
e das profundezas das águas.
Não me leve a corrente das águas e não 
me sorva o abismo, nem o poço cerre a
sua boca sobre mim.
Ouve-me, SENHOR, pois boa é a tua
misericórdia; olha para mim segundo a
tua muitíssima piedade.
E não escondas o teu rosto do teu servo,
porque estou angustiado; ouve-me depressa. Salmos 69:14-17 (ARC)

Como lidar com os desastres naturais?
Como lidar com as tragédias humanas ocultas?

Três meses se passaram neste ano de 2019.

Vimos uma nova barragem se romper. 
Vimos jovens que sofreram bullying mais uma vez tomarem armas e matarem inocentes.

Deus pode nos ajudar com as circunstâncias que nos  oprimem.

Mas como podemos nos preparar para o desconhecido?
Como podemos evitar sermos surpreendidos pelos males
que não esperamos?

Talvez devamos orar do modo correto. 

Somos aconselhados a orar por nossas autoridades para termos paz. Mas muitos detestam os militares no poder e não aprovam a conduta do novo líder do país. Em vez de orações escutamos continuamente votos contrários desejando sua queda e que tudo vá mal. 

Em vez de orarmos pelo nosso estado, nosso bairro, nossa comunidade oramos somente por nossas vidas e de nossos familiares. 

E existem igrejas que oram somente por aqueles que fazem parte
dela esquecendo-se da tarefa de se colocar na brecha pelos 
mais humildades e desafortunados.

TEMOS REALMENTE ORADO COMO CONVÊM?

Temos aberto nossa boca para dizer: "SENHOR, PROTEJA A TODOS
NÓS NESTES 9 MESES QUE FALTAM! BARRAGEM ESTOURADA, MASSACRE
EM ESCOLA! SENHOR, TENHA MISERICÓRDIA DE NOSSAS FAMÍLIAS EM
NOME DE JESUS!"

Faltou ajuda aos jovens desorientados da cidade de Suzano?
Quantas pessoas bem-intencionadas não poderiam evitar esta tragédia ao se aproximar destes jovens? Quantas oportunidades não foram perdidas de se evitar que a tragédia acontecesse?

Nossas orações dizem muito a respeito de nós mesmos e de nossas comunidades. O que nos falta fazer para evitar que nosso futuro seja manchado por casos assim?

Podemos prevenir tais eventos intercedendo de modo verdadeiro e aceitável a Deus antes que os mesmos ocorram?

Não se engane falando de Apocalipse e do fim dos tempos! Cristãos de verdade sabem como se apressa o retorno de Cristo: com orações, imitando Seu caráter, curando enfermos, orando pelos desafortunados, praticando o BEM.

Não existe comemoração quando mal se abate. E se engana a alma infeliz que acredita que é vontade de Deus o mal se abater sobre nós e que diz "O mundo está perdido". 

Estamos sendo egoístas demais? Estamos vendo somente a nossa
esquina, o nosso bairro, a nossa casa e família?

Nosso país precisa de intercessões.

Nosso estado também precisa de orações.

Tragédias com certeza ainda poderão acontecer.

Eis uma tarefa para guerreiros de oração. 

Eis uma tarefa para quem se põe de joelhos.


Graça e Paz.

Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc