Pular para o conteúdo principal

CONFIAR NOS OUTROS!


Disse o SENHOR a Moisés: Eis que os teus dias são
chegados, para que morras; chama Josué, e 
apresentai-vos na tenda da congregação,
para que lhe dê ordens. Assim, foram Moisés
e Josué e se apresentaram na tenda da
congregação. Então, o SENHOR apareceu, ali,
na coluna de nuvem, a qual se deteve sobre a porta
da tenda.
Disse o SENHOR a Moisés: Eis que estás para dormir
com teus pais; e este povo se levantará, e se
prostituirá, indo após deuses estranhos na terra
para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a
aliança que fiz com ele. Nesse dia, a minha ira
se acenderá contra ele; desampará-lo-ei
e dele esconderei o rosto, para que seja 
devorado; e tantos males e angústias o
alcançarão, que dirá naquele dia: Não nos 
alcançaram estes males por não estar o nosso
Deus no meio de nós? Esconderei, pois,
certamente, o rosto naquele dia, por todo o
mal que tiveres feito, por se haverem tornado
a outros deuses. Deuteronômio 31:14-18

Prossiga na leitura dos versículos do capítulo 31 até o versículo 23 e depois continue a 
ler o que escrevo a seguir.

Como você se sentiria se tivesse fechado um negócio dentro da família e, anos mais tarde, descobrisse que foi enganado?

Como se sentiria ao saber que confiou em pessoas que conhecem sua intimidade, seus filhos, sua esposa... e que essas pessoas passaram a perna em você? 

A tristeza seria imensa e profunda! O fato de saber que não consideram a você e sua família como parte do restante dela com certeza seria esmagadora...

Agora imagine o sentimento de Moisés no momento que Deus pede que ele e Josué se apresentem para que Josué seja instruído para liderar o povo porque Moisés irá morrer.

Moisés conduziu um povo por quarenta anos no deserto. Moisés retirou um povo da escravidão do Egito e o fez povo de Deus! Entregou à eles leis maravilhosas que 
até mesmo Moisés reconhece que nenhum outro povo nesta terra tinha (Deuteronômio 5:22-26) e suportou a cansativa jornada de reclamações e condenações do SENHOR sobre um povo rebelde e costumaz!

Moisés foi impedido de entrar na Terra Prometida por não ter glorificado a Deus em Meribá. Em vez de falar a rocha como ordenado, ele bateu sobre ela e não glorificou a Deus. E por isto, Moisés morreu no deserto.

O coração de Moisés era muito forte. 

Quem já idoso pode suportar ouvir coisas ruins e permanecer de pé e suportar a tristeza e a miséria decorrentes disto?

Moisés ouviu do SENHOR que o povo rebelde e costumaz tinha planos no coração! Planos de no futuro adorar outros deuses, planos de abandonar o SENHOR e esquecê-lo. 

Talvez alguns dos filhos dos israelitas remanescentes se ressentissem pela morte dos pais e adorassem a Deus por medo e temor. Nenhum deles desafiou a Josué pelo caminho... mas haviam histórias pessoais e íntimas do que ocorrera com seus pais no deserto: coisas que presenciaram, muitas mortes e tragédias.

O SENHOR disse a Moisés e a Josué que conhecia o coração deles... sabia o que pensavam.

Moisés deve ter sentido uma tristeza profunda ao ouvir estas palavras. Mas um líder precisa animar outro líder e facilitar sua ida com confiança a seu posto.

Moisés guardou para si a tristeza que sentia e deu ânimo a Josué para que ele conduzisse o povo na tarefa que tinha ainda pela frente.

Podemos tirar da história de Moisés o exemplo de sempre chegar em lugares e, ao sairmos, tentar deixá-los melhor do que estavam antes!

Moisés entregou ao SENHOR uma nação unida, treinada e organizada após 40 anos no deserto e com leis maravilhosas para sua vida e continuidade.

O servo estava abandonando seu posto. 

O povo com que conviveu foi difícil, rebelde e costumaz. E, no fim, o grande líder recebe a  informação do SENHOR de que este povo O abandonaria.

Não podemos realmente ver o coração das outras pessoas. Talvez o alento que tenhamos
seja de que, como Moisés, tentamos fazer o melhor que pudemos!

Tente ser assim na sua vida diária. Tente no trabalho deixar as coisas melhores do que estavam quando chegou.

Quem sabe se realmente as coisas que você ensina serão realmente seguidas por muito
tempo.

Somente no SENHOR repousa esta esperança.



Graça e Paz.


Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc