Pular para o conteúdo principal

40 ANOS NO DESERTO POR UMA PROMESSA

Durante quarenta anos vocês sofrerão a
consequência dos seus pecados e experimentarão
a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada
um dos quarenta dias em que vocês observaram
a terra. Eu, o SENHOR, falei, e certamente farei
essas coisas a toda esta comunidade ímpia, que
conspirou contra mim. Encontrarão o seu fim
neste deserto; aqui morrerão. Números 14:34-35 (NVI)

"Ó SENHOR, por que se acenderia a tua ira contra

o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder
e forte mão? Por que diriam os egípcios: 'Foi com
intenção maligna que ele os libertou, para matá-los
nos montes e bani-los 
da face da terra?' Êxodo 32:11-12 (idem)



Quarenta anos no deserto.

Ao ler o livro de Êxodo conhece-se um Deus sem qualquer
paciência. Que sabia e conhecia dos pecados dos israelitas que
foram submetidos por quatrocentos anos à escravidão egípcia. 

Que eram alimentados além de maltratados.

Apesar das inúmeras vezes em que Moisés os defendeu Deus acabou
julgando o povo de Israel de modo severo e fazendo exatamente
aquilo que Moisés dissera que os egípcios diriam sobre eles: matá-los
no deserto!

Um a um os israelitas pecadores e que nunca poderiam viver diante
de um Deus santo foram sendo mortos no deserto. A cada pecado 
cometido a morte levava mais alguns. Até que, finalmente, a paciência
de Deus se esgotou e ele consumiu em quarenta anos todos os que haviam
saído do Egito, de vinte e poucos anos para cima.

Os que sobraram se tornaram um exército guerreiro obediente e disciplinado
que nunca desobedeceria uma única palavra das ordenanças de Deus.

Um exército militar para invadir a terra prometida a Abraão.

Um Deus bom, justo, verdadeiro, fiel... criando um exército no deserto
e doutrinando-o para seguir todas as suas ordens!

Um Deus bom, justo, verdadeiro e fiel... Não poderia dizer a Abraão que
um dia criaria uma terra que mana leite e mel no deserto para seus 
descendentes?

Um Deus que criou um jardim tão lindo como o jardim do Éden... não
podeira fazê-lo de novo e eliminar o pecado que o seu convidado de
honra havia cometido contra seus zeladores?

Quarenta anos no deserto para doutrinar o povo de Abraão e torná-lo
guerreiro a fim de matar e dizimar os que viviam na Terra Prometida.

Eles pecaram contra Deus? Eles não O conheciam?

Então, por que Deus não fez com o povo na Terra Prometida o que
fez no deserto com os israelitas? Matando-os a cada pecado? Por
quarenta anos eliminando-os de Sua presença?

Um Deus bom, verdadeiro, justo e fiel... criando um exército no deserto
para matar outras milhares e milhares de pessoas?

Os que invadiram e dominaram a Terra prometida... viram os céus e
o paraíso?

O que este mesmo Deus diz a Davi quando ele quer construir uma casa

para ele? 

O SENHOR disse a Davi que Salomão faria o templo. Davi tinha as maõs

sujas de sangue para construí-lo!

Dizer que se ama alguém é cuidar desta pessoa. Em todas as esferas da vida! 

Dizer que se ama alguém é cercar realmente um local prazeroso e bonito.
É dizer a verdade com amor desde o início, falando que vocês são escravos
e precisam aprender a viver em liberdade:

'Eu vou limpar aquela outra terra prometida a Abraão por mim mesmo; 
farei um terra que mana leite e mel neste deserto e os educarei para viver
dentro dela e respeitarem as minhas leis; Eu mesmo protegerei seus limites
de invasões porque os escolhi e os amo; Eu limparei a terra que prometi dar
a Abraão de todos os infiéis que não me conhecem. Abraão estará comigo e
verá o meu poder, com o mostrei no Egito. E direi a Abraão que vocês devem
decidir se viverão nesta terra que crio no deserto ou na terra prometida à 
meu amigo Abraão.'

Um Deus que se afasta e se exila no lado espiritual da vida não parece-me
de todo bom.

Um Deus que pune e mata todos os que tentam se aproximar não me parece
de todo bom.

Um Deus que diz amar e não propõe o amor não me parece bom.

Procurar as respostas das razões de Deus na Bíblia não parece de todo o bom, 
quando você somente justifica e dá razões para as maldades cometidas em
nome de Deus ou por este mesmo Deus.

É cansativo viver com a maldade humana.

É cansativo não ver razão para ela.

A vida com a maldade parece se vingar todos os dias por vivermos aqui. Por
nossos pais a tanto tempo atrás terem escolhido isto para nós. 

Somente um ser humano ressuscitou e subiu aos céus e este foi Jesus Cristo,
o filho de Deus. Não há registro de que nenhum outro ser humano o tenha 
conseguido. O Nosso grande Deus parece gostar de fazer coisas únicas e 
de nunca as repetir. Outra tragédia para a raça a humana...

Cansa saber que a vida é má e injusta com os que fazem más escolhas.

Cansa receber-se da vida o mesmo tratamento e através do mesmo
modus operandi. Cansa se ver que a eternidade pode incansavelmente
repetir as mesmas coisas sem qualquer escrúpulo para denegrir, pisar,
humilhar e se vingar de pessoas que não escolheram como deveriam.

Isso acontece a toda a humanidade e não somente a mim.

É preciso muita coragem para fazer estas perguntas?

Cada uma delas ofende o espírito santo?

Se Abraão vive para sempre por ser amigo de Deus... Um amigo não pode 
falar, opinar e perguntar por que tantos anos são necessários?

Amas tanto a nos quanto a Lúcifer e por isto este suspense de milênios?

Há tanto sangue e tanta maldade na Bíblia cometidas em nome de Deus...
que ela parece um livro fazendo apologia a morte.

Quem realmente ama... nunca age com amor?

Amor precisa ser conquistado a troca de se viver uma vida perfeita e sem
erros?? É seguir Jesus e nunca arredar um passo da fé e da sua doutrina...
Isso precisa ser entendido como amor? E Jesus ainda diz que não é bom e
ainda descreve que aqueles que não O aceitarem como senhor devem ser
trazidos diante dele e mortos na sua frente!

Parece-me apologia ao terror demais tudo isto.

Há falta de amor demais na Bíblia. 

E sangue demais descrito em suas páginas.


Graça e Paz.

by
Leonardo Metelys

Comentários