Pular para o conteúdo principal

FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

E eles lhe disseram: Temos sonhado um
sonho, e ninguém há que o interprete.
E José disse-lhes: Não são de Deus as
interpretações? Contai-mo, peço-vos.
Então, contou o copeiro-mor o seu sonho
a José e disse-lhe: Eis que em meu sonho
havia uma vide diante da minha face.
E, na vida, três sarmentos, e ela estava
como que brotando; a sua flor saía, e os
seus cachos amadureciam em uvas.
E o copo de Faraó estava na minha mão;
e eu tomava as uvas, e as espremia no
copo na mão de Faraó.
Então, disse-lhe José: Está é a sua
interpretação: os três sarmentos são
três dias; dentro ainda de três dias,
Faraó levantará a tua cabeça e te
restaurará ao teu estado, e darás o copo
de Faraó na sua mão, conforme o costume
antigo, quando eras seu copeiro.
Porém lembra-te de mim, quando te for
bem; e rogo-te que uses comigo de
compaixão, e que faças menção de mim
a Faró, e faz-me sair desta casa;
porque, de fato, fui roubado da terra
dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho
feito, para que me pusessem nesta
cova. Gênesis 40:8-15

O copeiro-mor, porém, não se
lembrou de José; antes, se
esqueceu dele. Gênesis 40:23


Nos dias de hoje estamos cheios
de métodos para fazer o bem a outras pessoas.

Vou aos templos cristãos e a maioria das pessoas
fala em primeiro ver como a pessoa se comporta
ou ver suas ações para se dispor a fazer uma
bondade qualquer por outro ser humano. Isso não
me parece muito correto acerca de Deus. Olhando
para os céus, para o dia, para a noite, tudo
acontece sem explicações para maus e bons e
isto nos devia fazer pensar em como tratar com
bondade a outra pessoa.

Quando nos recusamos a dizer uma palavra sequer
de amor e bondade sobre outra pessoa parece-me
que nos colocamos bem longe do amor a ser
demonstrado por outros.

E o que dizer daqueles que praticam boas ações
para conosco?

Eles nos ajudam. Nos auxiliam. No momento de sua
dificuldade quando nos procuram geralmente temos
razões e ações a desempenhar antes de poder
executar por eles qualquer bondade. Passei por
esta experiência recentemente. Também entre
cristãos há aquele péssimo hábito de ficar com
aquele sorriso amarelo e as palavras 'Eu avisei'
entre os lábios. Talvez por isso, o SENHOR tenha
recomendado que não adentremos a casa de irmãos
em sua adversidade - para que ele não nos veja
desse modo ou nós venhamos a agir desse modo.

Já tive diversas experiências com a prática do
bem a outras pessoas. Alguns que promovi logo
passaram a falar mal do benfeitor. Outros quando
procurados pediram várias coisas como em um tratado
cheio de normas. E ainda outros deram uma desculpa
qualquer por estarem muito ocupados.

Bondade deveria ser demonstrada todos os dias.

Bondade não deveria procurar razões e motivos na
outra pessoa para ocorrer ou acontecer em favor
de alguém.

Mas até entre cristãos se procura fazer bondade
aos 'irmãos de igreja'. Vejo bem poucos querendo
realizar bondade ao vizinho beberrão, ou ao irmão
brigão, ou ao amigo em dificuldades.

José continuou preso porque após realizar nova
bondade foi esquecido.

Não é à toa que após relembrar o acontecimento,
lemos o próprio padeiro-mor dizer a Faraó:
'Dos meus pecados me lembro hoje' (Gen. 41:9)

Maldito é o homem que confia em outro homem.

Interessante perceber que nesse quesito nós
que conhecemos a verdade deveríamos ser os
primeiros a praticar expontaneamente a bondade,
mas não o fazemos!

Deveríamos ser os primeiros a olhar para Cristo,
para José e para tantos outros na Bíblia que
expontaneamente estenderam as mãos sem exigir
ou pedir nada em troca... e perdemos inúmeras
oportunidades.

Ao fazer uma bondade por alguém alguns se admiram
de ouvir depois um elogio e um obrigado de desconhecidos
pela boa recomendação ou pela boa escolha. Em outros
momentos, no entanto, escutamos uma ou outra coisa
desagradável e dizemos: 'Me desculpe.'

Eu geralmente acrescento: 'Eu tentava ajudar alguém.
Perdoe-me por isso.'


Sim.

Nós deveríamos realmente ser bondosos de
coração.

Mas como somos pecadores.

Graça e Paz.


By
Leonardo Metelys

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc