Pular para o conteúdo principal

ALERTA CONTRA A IMPUNIDADE

A manchete do Jornal Manaus Hoje de segunda-feira trazia os dizeres “Manaus na Lista Negra” no subtítulo.


Acima em letras vermelhas lia-se no destaque “Violência no Trânsito”.

A manchete destacava que mesmo depois que a Lei Seca entrou em vigor em todo o território nacional, o número de mortes por acidente de trânsito aumentou na cidade, segundo dados do Ministério da Saúde. “A diretora do Detran/AM, Mônica Melo, estranha a informação e afirma que os acidentes estão caindo, diz ainda a reportagem”.

Voltemos um pouco no tempo em Manaus. A pouco mais ou pouco menos de dois anos uma jovem bêbada assassinou duas jovens que esperavam um ônibus em uma parada de trânsito em uma madrugada de Manaus. A moça pagou fiança, os pais da estudante tiveram destaque para falar da filha querida... E o que mais foi feito?

Meses depois, um jovem juiz adentrou de madrugada uma loja de conveniências em um posto de gasolina com amigos. Uma discussão aconteceu e o jovem juiz destruiu o estabelecimento. Descobriu-se depois que o mesmo trabalhava em um dos municípios do estado. E o que mais foi feito a respeito?

E há algumas semanas Manaus está sem um corujinha para segurar o trânsito da cidade. Todos foram removidos. Não há registro de velocidade em vias perigosas, como a Torquato Tapajós. O que me recorda um dos diretores da última empresa onde trabalhei. Ao contornar a Torquato Tapajós, na altura da entrada da Cidade Nova, esse diretor sempre levava uma multa por ultrapassar o limite de 60 km/h. Se tratava de um estrageiro. Ao ser questionado na empresa porque sempre fazia isso a resposta era que “ele não tinha tempo a perder com um limite de velocidade”.

Esse parece ser um mal de nosso tempo. Não podemos perder tempo com as leis de trânsito. E assim todo o nosso sistema legal pode ser desrespeitado. Os estudantes não sofrem punição por seus atos. Jovens juízes estudaram muitos anos para aprender que “são a lei” e merecem respeito, podendo fazer tudo o que quiserem. Afinal, quantas vezes um juiz ou advogado em nosso estado sofreu com uma multa de trânsito, abrindo um processo para a retirada dos corujinhas da cidade?

Mantemos uma mentalidade tacanha e ultrapassada de que estudamos para burlar leis e de que as leis existem mas não se aplicam a nós.

Talvez um dia um país ou estado com mais consciência promova uma emenda a Constituição ou às leis do Estado onde mora, com os seguintes termos:

Parágrafo 1: “Nenhum servidor público, federal ou municipal poderá abrir processo contra o estado e o governo para revogar um crime que tenha cometido de algum tipo, seja no regime legislativo ou judiciário. O pagamento de multas, de prejuízos causados a órgãos públicos e jurídicos deve ser assumido pelo servidor quando o mesmo se tornar um infrator. Se o referido insistir nesse assunto, deverá ser exonerado de seu cargo, por ir contra as leis do Estado e da União.”

Por que afinal de contas, devemos todos arcar com os nossos erros e não criar desculpas para tentar apagar os mesmos. Em dezesseis anos de prosperidade de nosso país, não conseguimos melhorar nossa saúde, nosso ensino, nossa própria justiça pessoal e social, e Manaus parece ser uma prova cabal disso. Afinal, que estado mantêm uma Câmara paternalista? A grande piada é que até playground a Câmera possui para as crianças, basta atravessar a rua...

Manaus necessita de mais seriedade com suas leis e de pais mais responsáveis com o cumprimento das mesmas. Já deveríamos passar da fase de passar a mão na cabeça de filhos violentos e que sequer ligam para avisar das crianças em cada esquina fazendo malabarismos em troca de alguns trocados. Ninguém diz nada a respeito e até a lei acerca do trabalho infantil é desrespeitada!


E que sociedade sobrevive em meio a tanto ostracismo?




Atenciosamente,



Leonardo Metelis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc