Pular para o conteúdo principal

PROVÉRBIOS 27: EMPREENDORISMO

Não te glories no dia de amanhã,porque não sabes o que trará à luz.Provérbios 27:1
Sê sábio, filho meu,e alegra o meu coração,para que eu saiba responderàqueles que me afrontam. Provérbios 27:11


O gotejar contínuo no dia de grandechuva e a mulher rixosa são semelhantes;Contê-la seria conter o vento,seria pegar o óleo na mão. verso 15
O que trata da figueira comerá do seu fruto;e o que cuida do seu senhor será honrado. verso 18


Desde os dias de João Batista até agora, o rein odos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Mateus 11:12


O Antigo Testamento valorizava os vitoriosos.

O maior exemplo disso se encontra no livro de Provérbios.


Deus premiava os que se esforçavam em fazer o bem, m viver por suas leis (Romanos 10:5). Ora, as leis de Deus e o trabalho conduziam facilmente s homens às riquezas. E com as riquezas da terra, os homens acomodavam seus corações e mentes. E todo o bem passava a ser esquecido.


Jesus Cristo uniu pobres e ricos ao vir a este mundo.


Enquanto Provérbios fala de riquezas e de como obtê-las, enquanto descreve os valores que o homem deve trilhar e viver para alcançar a fartura e o amor de Deus, Jesus reuniu os pobres a si. Os preguiçosos, os que faziam seus trabalhos sujos e eram tido como imundos pelos sacerdotes.


Na consumação do tempo, Deus Se apresentou em carne para reunir o bem e o mal, a pobreza e a riqueza de espírito, e fazer com o homem uma nova aliança.


O capítulo 27 relembra ao homem como o tempo pode sere fêmero e finito e como o valor das riquezas pode ser medido.


Um homem empenha todo o seu esforço em uma empresa, mas não tem o mesmo cuidado por sua família. Escolhe uma esposa por sua aparência ou status social, se esquece de dar valor a seu caráter e ao auxílio que ela representará em sua vida rica de bens e valores materiais.


Na sua morte os parentes dividem toda a herança. Desfazem-se de todos os bens. Liquidam a fábrica.


O concorrente daquele homem de bem teve o cuidado de amar seus filhos e escolher bem sua esposa. Seus bens cresceram e ele se lembrou do provérbio de manter os vizinhos perto de si (verso 10), mesmo sendo concorrentes seus.

No momento em que a empresa é posta em liquidação, ele adquire seus direitos, seus materiais e faz o nome de sua empresa reconhecido.

Atente para a sua vida íntima.


Porque empresas de sucesso existem até hoje educando os filhos e procurando fazer com que os mesmos compreendam o valor do trabalho de um patriarca por sua família. O homem de bem ensina valor aos de sua casa e a maior herança que proporciona é uma vida estável.

A maldade pode habitar dentro de nossos lares e ser falsa, como enganosos o são os lábios de um amigo (verso 6). Rapidamente, como o dinheiro se esvai, assim se vai todo o seu valor e todo o seu interesse pelas pessoas.


Verificar o estado de suas ovelhas (verso 23) e cuidar dos teus rebanhos é ter a inteligência para perceber que o que virá depois poderá ser a pobreza, se o interior da casa não está ordenado e se há intrigas e desarmonia entre os da própria casa.


Ensine seus filhos a escolherem com sabedoria boas esposas.Trate de entender que não se deve obrigar os filhos a trilhar seus mesmos caminhos. Mas em amor mostrar a importância do trabalho construído e pedir a colaboração. Ainda que a mesma não seja dada, é melhor que os de sua casa o amem do que destruir o trabalho de gerações.


Porque Deus sabe o esforço que o homem faz para galgar os céus e para galgar este mundo.


E como seria bom encontrar filhos valorosos cumprindo os desígnos de seus pais!


Mas como são poucos neste mundo.

E como os ricos amam mais as riquezas que suas próprias famílias!

Aprenda desde hoje a fazer a sua diferença também dentro de casa.


A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc