Pular para o conteúdo principal

AMOR: PADRÃO DE COMPORTAMENTO!!

Ora, antes da Festa da Páscoa,
sabendo Jesus que era chega a sua hora
de passar deste mundo para o Pai,
tendo amado os seus que estavam
no mundo, amou-os até ao fim. João 13:1


O que se seguem às palavras ditas
acima no evangelho de João?

Na sequência temos:

1) Jesus lava os pés de todos os discípulos, inclusive aos pés de Judas

2) Jesus fala sobre o valor da humildade

3) Judas é indicado por João com poucas palavras como aquele que sai de cena

4) Jesus fala sobre um novo mandamento: amar uns aos outros.


O mandamento de amar uns aos outros era novo para os discípulos?

Leia os quatro evangelhos.

Em todos eles você não encontrará uma única vez Jesus tratando inconvenientemente àqueles que andavam em sua intimidade. Todos andavam em amor e Jesus era o principal responsável por isso em seu pequeno grupo.

O amar uns aos outros esteve com os apóstolos durante toda a
sua caminhada com Jesus Cristo.

Jesus lavou os pés inclusive de Judas.

O que isso nos ensina sobre amor ao próximo?

Nossas igrejas andam muito longe dos padrões de Cristo.

Não vamos a igrejas para sermos os bons ou os maus exemplos.
Vamos à igreja a busca de Deus e à busca de Suas palavras.
E também do amor ao próximo.

O padrão de comportamento dos fariseus era de perfeição e da busca por ser alguém melhor nesse mundo, nessa vida.

O que mudamos desde então? Acusando-os uns aos outros?
Buscando sermos iguais a Cristo?

Todos somos pecadores.

Fazemos bem se conseguimos imitar Jesus em seu padrão de
comportamento entre os apóstolos. Jesus cuidou da intimidade com cada um deles ensinando-os a ter amor uns pelos outros. E isso ele demonstrou inclusive a Judas. O padrão encontrado em Atos dos apóstolos com tantas pessoas partilhando e vivendo em comunhão foi ensinado por Cristo aos seus doze discípulos enquanto ele esteve vivo na face da terra.

Jesus era Deus em carne.
O amor estava nele. E com ele.
O amor jamais se comportou de maneira inconveniente.

Ao comparar com os outros evangelhos, podemos ver alguns acréscimos feitos ao longos das centenas de anos. A maioria deles fala de palavras de Cristo reprovando a Judas verbalmente, o que inclusive contraria as palavras ditas por João de que Jesus "amou-os até o fim".

Jesus seria capaz de falar 'pelas costas' de pessoas que o desaprovavam, como vemos acontecer em alguns dos evangelhos canônicos?

Geralmente, Jesus Cristo mostrava ante à face dos que o confrontavam o erro, indicando o que diziam as Escrituras.

Há muitos nos dias de hoje que procedem como esse tipo de falsidade e se justificam dizendo que o próprio Cristo a praticava. Mas mostrar e ensinar os bons padrões de comportamento não parece ser um bom compromisso para os seres humanos pecadores.

Deus é a verdade. A verdade jamais se comportou de modo inconveniente. Falsidade jamais combinaria com os ensinamentos de Deus e com Seus propósitos para o homem. Quando afirmamos que Jesus é a verdade, estamos confirmando os dez mandamentos. Estamos afirmando que o que Deus diz Ele o é através de Jesus Cristo.

Seres humanos gostam de pintar valores de certo e errado de modo nítido em seus corações e mentes.

Deus ama.


O único padrão de amor não inconveniente e cristão parece ter-se mantido intacto dentro do evangelho de João.

Cristo respeitava os de sua intimidade.

E os amou até o final.

Quando estamos interessados em amar ao próximo, evitamos os confrontos.
Quando estamos interessados em amar ao próximo, buscamos a conciliação.
Quando estamos interessados em amar ao próximo, evitamos falar de bons e maus exemplos e nos focamos no amor e no bem a realizar por àquela pessoa.

Porque enquanto as pessoas estão vivas é por elas que temos esperança!!

O amor de Cristo nunca foi inconveniente.
O amor de Jesus por cada um dos seus foi demonstrado e
praticado enquanto ele permaneceu vivo ao lado de cada um deles.

Bons e maus exemplos encontramos nas Escrituras.

Neste mundo, o que nos resta fazer enquanto vivemos é amar.
É demonstrar amor por cada ser humano ainda vivo e
que podemos ver com nossos olhos.

Em todos os evangelhos, este é o maior testemunho mudo e não comentado dado por Jesus Cristo a seus discípulos.

Que coisa nova você descobriu hoje dentro das Escrituras?

Olhe com mais atenção.

Praticar amor é ter compromisso social e
espiritual com outro ser humano!


A paz de Cristo.

Considerações:

1) O que você faz quando uma colega de ministério é mencionado sem estar presente? O que diz àqueles que assim procedem? Qual o padrão das Escrituras?

2) Em grupos sociais que querem ser perfeitos jogar 'xavecos' e fazer comentários 'beliciosos' é um costume padrão para chamar a atenção de quem foge ao padrão a apresentar. Como lidar com essas situações? O que você faz quando o irmão A ou B é citado como padrão de mal comportamento ou quando as pessoas jogam tiradas para a pessoa em questão?

3) Viver o padrão de Cristo é muito mais que falar acerca de Sua obra e Sua vida. Olhando sinceramente para sua vida e suas atitudes: o quão longe ou perto você se encontra deste padrão?

4) Jesus se mantinha aberto a todos os seres humanos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc